PRIMEIROS CUIDADOS COM O SEU BEBÊ!
• Para a chegada do bebê em casa já deixe providenciado alguns materiais que serão muito úteis. Sendo eles: algodão, cotonetes, álcool (70%), sabonete neutro, escova de cabelo, tesoura de unhas e creme para assaduras.
Após o nascimento o bebê merece muito cuidado e atenção. Nessa fase da vida é necessário tomar algumas precauções, pois a criança é mais sensível e muito influenciada pelo ambiente e pelas pessoas de seu convívio.
Os principais cuidados que devemos ter com o bebê:
Pele
– A pele do bebê deve ser higienizada com produtos não tóxicos, e neutros. Um sabonete suave, com posterior enxágue, deve ser utilizado quando for necessária troca de fraldas.
Umbigo
– O coto umbilical é uma parte muito sensível em bebês recém-nascidos, que pode acumular secreções se você não mantiver a área limpa. Pediatras recomendam a higiene frequente de até três vezes por dia. Quando for trocar as fraldas do bebê, faça primeiro a limpeza do coto umbilical com álcool 70% e cotonetes flexíveis de algodão. A região é delicada, mas pode ficar tranquila ao realizar a higienização, pois o bebê não tem sensibilidade na área. Feito isso, volte à troca do bebê. Entre uma ou duas semanas, o coto pode cair, mas a desinfecção da área deve ser mantida até a autorização do seu pediatra.
Mãos e Unhas
– as mãos e unhas do recém-nascido são áreas que também precisam de atenção e limpeza, pois os bebês costumam levar as mãos até a boca com muita frequência. Mantenha as unhas sempre limpas e curtas. Recomendamos o uso de tesoura sem ponta.
Orelhas
– Muita atenção com a higienização das orelhas do bebê. Assim como nós, eles também produzem cera de ouvido como mecanismo de defesa. Mesmo assim, nunca utilize cotonetes de algodão para a limpeza interna dessa região, apenas para secar a parte externa. A melhor maneira de limpar as orelhas do bebê é higienizá-las na hora do banho e secar bem a parte externa com uma toalha macia.
Trocando as fraldas
– Trocar as fraldas do seu bebê não é importante apenas para o conforto, mas também para evitar assaduras e claro, garantir a higiene do bebê. Então, sempre troque imediatamente as fraldas ao perceber que estão molhadas ou sujas.
A hora do banho
– Quando a hora do banho chegar é importante prezar pela segurança e o prazer do bebê e da mãe. Confira algumas dicas que vão facilitar o processo e tornar o momento mais gostoso:
• Quais são os testes e exames que o bebê deve realizar em seus primeiros dias de nascido?
Os essenciais da sua primeira semana, são;
A BCG, que é contra a tuberculose; e a Hepatite B. Os testes são: o Teste do Pezinho, que vai diagnosticar as doenças genéticas; o Teste do Olhinho, que verifica a existência de tumores ou catarata congênita; o Teste da Orelhinha, que vai identificar surdez severa ou profunda; e, também, o Teste do Coraçãozinho, com o qual é possível identificar se o bebê tem algum problema, doença do coração.
• Como deve ser a amamentação nos primeiros dias?
No primeiro mês de vida, o recém-nascido deve ser alimentado no esquema de amamentação por livre demanda. Isso quer dizer que, sempre que ele tiver fome, vai se manifestar e querer mamar. Passados esses 30 primeiros dias, o padrão é que ele comece a ir para o peito da mãe de três em três horas.
• Bebê limpinho em todas as situações
Um recém-nascido precisa, em média, de oito trocas de fralda por dia. Embora os lenços umedecidos sejam muito práticos para limpá-lo é melhor deixar para usá-los esporadicamente, em situações fora de casa.
Em casa, a forma ideal de tirar o excesso de fezes e urina do corpinho de seu filho é com algodão molhado apenas em água (que não precisa ser filtrada), sem sabonete.